Finalmente Outono: Verdades e Mitos: Cabelos
Image Map

Verdades e Mitos: Cabelos


Olá meninas, hoje trouxe para vocês o primeiro Verdade e Mitos e o assunto é cabelos. Todos nós já ouvimos falar muitas coisas, por exemplo, que não pode lavar o cabelo todos os dias, correto? Mas será que é verdade? Se quiser descobrir isso e muito mais continue lendo!


  • Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?
Mito. A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

  • O uso frequente de tintura pode estragar os cabelos?
Verdade. O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e da resistência.

  • Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?
Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborreia, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

  • Usar boné faz cair os cabelos?
Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições como a dermatite seborreia, favorecendo a queda dos cabelos.

  • O uso frequente de tintura faz cair os cabelos?
Mito. O uso da tintura afeta apenas a haste do fio, não interferindo com a raiz do pêlo, responsável pelo seu crescimento.

  • Seborreia e caspa não tem cura?
Mito. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborreia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.

  • Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde?
Mito. Não há a menor problema entre estar menstruada e lavar os cabelos, não causa absolutamente nenhum mal à saúde.

  • Cortar os cabelos durante a época da lua cheia e crescente faz com que eles cresçam mais?
Mito. O corte dos fios, que são estruturas compostas por células mortas, não interfere de forma alguma com o crescimento dos cabelos.

  • Pentear o cabelo molhado acelera a queda?
Verdade. Ele fica frágil quando úmido e, ao desembaraçá-lo, a tendência é puxar os fios e quebrá-los. O trauma pode afetar a raiz, ocasionando a queda. Também corre esse risco quem vive com o cabelo preso, sobretudo se essa tração for muito forte. 

  • Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?
Mito. A crença vem da correlação com a poda das plantas. A diferença é que os galhos das plantas crescem pelas pontas, que são vivas. Já os fios de cabelos crescem pela raiz. As pontas são mortas e o corte não vai interferir com o crescimento.

Espero que este post tenha tirado algumas duvidas de vocês. Se tiverem sugestões para o “Verdades e Mitos”, comente! Beijos!

P.S.: Créditos: http://www.dermatologia.net/

4 comentários:

  1. Hummm muito esclarecedor!!
    obrigada!
    bjkass
    http://dicasdeadolescentepraadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Sempre me perguntava por que essa palhaçada de ter que cortar as pontas do cabelo pra ele crescer se ele cresce pela raiz.

    ResponderExcluir



 
© Finalmente Outono - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Ariane Leite.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo